quinta-feira, 24 de setembro de 2009

LVIII - VOCABULÁRIO ANTIGO E MEDIEVAL

Cristãos e Mouros (sarracenos)
J
* jagança - diamante
* jagonça - pedra preciosa
* jazer - deitar-se, estar deitado. . .;jouve - esteve deitado.
* jurada - prometida, amada . . .

L
* las - as.
* ligeirias- gracejos.
* ligeiro - fácil.
* loado - louvado.* logar- lugar.
*
longi - distante.
*
loor - louvor

.* loução - belo . . .
* lume - fogo.
M
* ma - minha.
* madre - mãe.
* mãer - pousar, dormir; maje. . .; masestes. . .
* mais - antes, porém, mas.
* maleza - maldade.
* mandado - recado, notícias, mensagem . . .
* manhada - condição, maneira . . .
* mansedume - mansidão.
* manselinho, a - doce, harmonioso.
* mao - infeliz.
* marinha - litoral, beira-mar.
* mays - mais.
* medês - mesmo.
* meezinha - remédio.
* meiadade- metade.
* meiogo- meio.
* mente - pensamento, mente.
* menter ou mentes - pensar, considerar.
* mentir - mentir; mença - minta.
* mentre - enquanto.
* meor - menor.
* mercee - favor, perdão, mérito, graça . . .
* mesura - descrição.
* mh - me, minha.

* mha ou mia - minha.
* mia - minha.
* migo - comigo.
* mingua - falta, perda . . .
* minguar - faltar. . .
* morteiro- almofariz . . .
* mostrança - aparência . . .
* muradal- residência.
* muradoiro ou moradouro- parede, muro.
N
* na - quem na.
* nacer - nascer; nada - nascida.
* nave - nau, divisão de casa.
* nembrar - lembrar; nembrasse - lembrasse; nembrades - lembreis.
* neun - nenhum.
* nojo - enfado, nojo, aborrecimento. . . .
* nom' - nome.
* noute - noite.

* nuzir - incomodar; molestar; prejudicar.

Nenhum comentário: