quarta-feira, 9 de setembro de 2009

09 - " OS ETERNOS MOMENTOS DE POETAS E PENSADORES DA LINGUA PORTUGUESA "


GIL PERES CONDE
Nasceu no século XII, em Portugal.
De família nobre viveu no reinado de D. Sancho II
e D. Afonso III, e também na côrte de Afonso X, rei
Castela e Leão. . .
*
CANTOePALAVRAS
17 Cantigas
01 cantiga d'amor; 16 cantigas d'escárnio e maldizer. . .
*
A la fé, Deus, se non por vossa madre,
(que é) a mui bõa Santa Maria,
fezera-vos en pesar, u¹ diria,
Pola² mia senhor, qui vós filhastes³,
que vissedes vós que mal baratastes:°
ca non sei tam muito de vosso padre.
*
u¹- onde, quando; pola²- pela;
filhastes³- tomastes; baratastes°- negociastes.
-
Por que voseu a vós esto sofresse,
se non por ela; se lhi non pesasse,
morrera eu, se mo non coomiasse
a mia senhor(a), que mi vós tolhestes°
Se eu voss' era, por que me perdeste?
Non queriades que eu mais valesse.
*
°tolhestes-tirastes.
-
Dizede-mi ora que bem mi fezestes,
por que eu crea em vós nem vos sêrvia,
senon gram tort'¹ endoad'² e sobêrvia?
ca mi teedes mia senhor(a) forçada,
e nunca vos eu do vosso filhei nada,
des que fui nado, nem vós non mi o destes.
*
tort'(o)¹- erro; endoad'(o)²- sem motivo, de graça.
-
Faria-m'eu o que nos vós fazedes:
leixar° velhas feas, e as fremosas
e mancebas filhá-las por esposas.
Quantas queredes vós, tantas filhades,
e a mi nunca mi nem uma dades:
assy partides migo quant' havedes.
*
°leixar-deixar.
-
Nem as servides vós nenas loades¹,
e vam-se vosqu'e, poi-las aló² teedes,
vestide-las mui mal e governades,
e metedes-no-las tra-las³ paredes.
*
loades¹- louvades, elogiades; aló²-lá, ali.
tra-las³- atrás de, além do.
*
GIL PERES CONDE
"A la fé, Deus, se non por vossa madre"
C.B.N., 1528

Nenhum comentário: