quarta-feira, 9 de setembro de 2009

012 - " OS ETERNOS MOMENTOS DE POETAS E PENSADORES DA LINGUA PORTUGUESA "

"Fiandeira", Portugal.

JOHAN SOARES COELHO
Nasceu no século XIII, na região de Riba-Douro,norte
de Portugal. Filho de Sueiro Viegas,
descendentes de família nobre, inclusíve de Egas Monis.
Ia continuamente nas côrtes de Afonso III, Rei de
Portugal, inclusive na conquista do Algarve
e Afonso X, Rei de Castela e Leão . . .
*
CANTOePALAVRAS
53 composições . . .
22 cantigas d'amor; 15 cantigas d'amigo;
11 cantigas desescárnio; 05 tenções . . .
*
Noutro dia, quando m'eu espedi¹
de mia senhor, quando m' houv' a ir,
e me non falou, nem me quis oir²
tam sem ventura foi que non morri!
Que, se mil vezes podesse morrer,
meor³ coita mi fora de sofrer!
*
¹espedi-despedi-me;²oir-ouvir;³meor-menor.
-
U lh' eu dixi: "com graça, mia senhor!"
catou-m'* um pouc' e teve-mi em desden;
e, por que mi non disse mal nen ben,
fiquei coitad' e con tan gran pavor
que, se mil vêzes podesse morrer,
meor coita mi fôra de sofrer!
*
*catou-m'- olhou-me.
-
E sei mui ben, u¹ me d'ela quitei,
e m' end'² eu fui, e non mi qui falar,
ca, pois³ ali non morri con pesar,
nunca jamais com pesar morrerei:
que, se mil vêzes, podesse morrer,
meor coita mi fôra de sofrer!
*
¹u- quando; ²m' end'- dali; ³ca, pois- desde que .
*
JOHAN SOARES COELHO
"Noutro dia, quando m'eu espedi"
Cantares d'Amor
CA 174


El-Rei D. Afonso V, "O Africano", 1432 a 1481.

Nenhum comentário: