quarta-feira, 9 de setembro de 2009

011 - " OS ETERNOS MOMENTOS DE POETAS E PENSADORES DA LINGUA PORTUGUESA "


"Arte", Foto LuisD.
*JOHAN ZORRO
Nasceu proválmente, no século XIII, em Portugal
ou Galiza, frequentou a côrte de D. Afonso III ou
D. Denis . . .
*
CANTOePALAVRAS
11 composições . . .
01 cantiga d'amor. . .
*
I
El-rei de Portugale
barcas mandou lavrare,
e lá iram nas barcas migo
mia filha e noss' amigo.
-
El-rei portugueese
barcas mandou fazere,
e lá iram nas barcas migo
mia filha e noss' amigo.
-
Barcas mandou lavrare
e no mar as deitare,
e lá iram nas barcas migo
mia filha e noss' amigo.
-
Barcas mandou fazere
e no mar as metere,
e lá iram nas barcas mogp
mia filha e noss' amigo.
*
JOHAN ZORRO
"El-Rei de Portugale"
CC 3
*
II
Per ribeira do rio
vi remar o navio,
e sabor hei¹ da ribeira.
*
¹e sabor hei- estou contente.
-
Per ribeira do alto*
vi remar o barco
e sabor hei da ribeira.
*
*Per ribeira do alto- rio
-
Vi remar o navio:
i vai o meu amigo,
e sabor hei da ribeira.
-
Vi remar o barco:
i vai o meu amado,
e sabor hei da ribeira.
-
I vai o meu amigo,
quer-me levar consigo,
e sabor hei da ribeira.
-
I vai o meu amado,
quer-me levar de grado¹
e sabor hei da ribeira.
*
¹quer-me levar de grado- de bom grado.
*
JOHAN ZORRO
"Per ribeira do rio"
CV 753
"Mesa e Bancos"
Jardim Botanico de São Paulo, Brasil.
Foto LuisD.

Nenhum comentário: